quinta-feira, 14 de março de 2013

dourada e saudavel como manter um bronze dourado e sem manchas


Os novos filtros solares são multifuncionais: controlam a oleosidade, amenizam rugas, dão firmeza e ainda refrescam. Há também diversas texturas e formas de apresentação, como cremes, séruns, sprays e até pílulas. Aqui, um guia para se bronzear sem danificar a pele. 

Descubra como manter um bronzeado perfeito e sem manchas (Foto: Jason Hetherington/Marie Claire UK/ IPC Syndication)  
 
Os novos filtros solares são multifuncionais: controlam a oleosidade, amenizam rugas, dão firmeza e ainda refrescam. Há também diversas texturas e formas de apresentação, como cremes, séruns, sprays e até pílulas. Aqui, um guia para se bronzear sem danificar a pele
Além de proteger, eles também…
1… são superpráticos
Eficientes e funcionais, filtros em spray são indicados, principalmente, para os dias muito quentes. Fáceis de aplicar – atingem regiões de difícil alcance, como costas – têm rápida absorção e não deixam aspecto gorduroso. Algumas formulações ainda permitem que a aplicação seja feita até mesmo sobre a pele molhada. “Versões resistentes à água e ao suor são superindicadas para a praia e para quem pratica esportes. Mesmo assim, os retoques devem ser feitos, sem exceção, a cada duas horas”, diz o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo.
2 …escondem imperfeições
Protetores com cor amenizam os efeitos do sol e, ao mesmo tempo, funcionam como base, disfarçando manchas, espinhas e olheiras com precisão. Na hora da compra, a dermatologista Thais Pepe, de São Paulo, recomenda prestar atenção na tonalidade, que varia da clara a escura. “Coloque um pouco do produto no dorso da mão ou no queixo e veja se o resultado fica natural”, diz. Como esse tipo de filtro é mais pesado, prefira aqueles com fórmula não oleosa e que não dão alergia.
3 ..tratam a pele
Filtros com ação anti-idade são ricos em ativos como as vitaminas C e E, que combatem os radicais livres e previnem o aparecimento de rugas. De acordo como dermatologista Adilson Costa, mulheres entre 20 e 30 anos podem usar o produto no lugar do creme diurno. “Há também protetores para pele oleosa, com alto FPS e ingredientes que controlam a produção de sebo e evitam o brilho excessivo”, afirma. Outra novidade são as fórmulas que diminuem a aparência dos poros dilatados.
4 …turbinam o bronzePílulas orais com fotoproteção reforçam as defesas da pele contra o sol. Comchá verde, betacaroteno, licopeno e um ativo feito a partir de uma planta típica da América Central, o mix triplica a proteção contra queimaduras e tem ação antioxidante. As cápsulas são indicadas, em especial, para quem tema pele clara, sensível e com tendência a manchas e sardas. Apesar dos benefícios, elas atuam como coadjuvantes e, sozinhas, não são suficientes para nos proteger. “É necessário utilizar o filtro solar normalmente e reaplicar a cada duas horas”, afirma Adilson Costa. “As pílulas devem ser ingeridas todos os dias, sob recomendação médica. Comece a tomar um mês antes de ir para o litoral”, diz a dermatologista Thais Pepe.
Para manter os lábios lindos, filtro solar neles também (Foto: Jason Hetherington/Marie Claire UK/IPC Syndication)
 
BARRE O SOLAtenção aos lábiosA pele da boca é sensível e facilmente atingida pelos raios solares. Assim, é importante utilizar um protetor labial para prevenir o aparecimento de rachaduras. Escolha versões com FPS 60 e retoque a cada duas horas. Ao aplicar, passe também ao redor da boca, região que costuma ficar avermelhada.
O filtro solar ideal
O produto deve ter proteção contra os raios UVB, que causam queimaduras e podem levar ao câncer de pele, e UVA, responsáveis pelo envelhecimento. Na praia, use um filtro no rosto e no corpo com FPS 30, no mínimo. Para o dia a dia, o fator pode ser menor: 15 ou 30, dependendo do tipo de pele. Aplique o protetor mesmo em dias nublados e em toda a área exposta a luz, como rosto, braços e colo.
Manter a hidratação também é fundamental no verão (Foto: Jason Hetherington/Marie Claire UK/IPC Syndication)
 
Espalhe o filtro sobre a pele seca meia hora antes de se expor ao sol. Lembre-se de regiões como nuca, orelhas e pés. “A quantidade certa é de aproximadamente uma colher de chá para o rosto e pescoço, uma de sopa para a parte da frente e outra para a parte traseira do tronco, uma para os dois braços e outra para as duas pernas”, diz Thais Pepe. Cremes e óleos de banho hidratam, acalmam a pele e mantêm a cor bonita.
Fios protegidos
O sol também prejudica o cabelo, que fica ressecado, quebradiço e com a cor desbotada. Para evitar o prejuízo, é recomendável usar um protetor específico, em spray ou em creme. “Na praia, enxágue a cabeça com água doce antes de aplicar o cosmético”, afirma Thais Pepe. Versões hidratantes dão maciez e facilitam o desembaraço.
Roupas poderosas
Elas também são aliadas contra os raios solares, especialmente para quem pratica esportes ao ar livre e na água.Marcas como UVLine e Sun Cover já disponibilizam peças com fios à base de dióxido de titânio, que filtram cerca de 98%da radiação UVA e UVB. A proteção não sai com as lavagens nem com o suor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário